-
Arquitetos: Tikari Works
- Área: 880 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Jack Hobhouse
-
Fabricantes: Bentley, CTD, Cantifix, IdealCombi, Petersen Tegl, Stora Enso
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto de 10 apartamentos sustentáveis em uma esquina altamente visível em frente ao Parque Peckham Rye em Londres. Uma mistura de unidades de 1, 2 e 3 dormitórios divididas entre dois blocos. Por meio de uma análise cuidadosa da privacidade, da luz natural e das formas dos edifícios vizinhos, o estúdio desenvolveu uma linguagem arquitetônica que complementaria o contexto e a história do lugar. Através de um processo de transformação, os edifícios compartilham uma estreita relação com sua vizinhança e entre si. Essa relação é criada por uma base de concreto que percorre toda a extensão do local e ajuda a resolver as mudanças de nível do terreno, enquanto também cria bicicletários e fornece abrigo contra a movimentada estrada principal.
Externamente, os edifícios são revestidos com peças de alvenaria vermelha. Essa materialidade os ajuda a se familiarizar com o contexto dos tijolos vermelhos/marrons mas, ao mesmo tempo, as formas escultóricas dos blocos e o uso intenso dos tijolos cria uma composição urbana simultaneamente familiar e nova. Esta tensão produtiva é reforçada ainda mais pelo jogo das aberturas na fachada, à medida que suas janelas cortam as linhas do edifício e se dobram nos níveis dos beirais para conferir ao projeto uma identidade única, introduzir luz do dia no interior dos apartamentos e adicionar personalidade aos espaços internos.
Desde o início, o pensamento sustentável foi integrado ao projeto para que pudesse se refletir na qualidade do ambiente interno. A ênfase foi colocada no projeto de um edifício eficiente com uma quantidade mínima de material, energia incorporada e custo. No centro desse esforço para obter eficiência está a estrutura de madeira laminada cruzada (CLT) que retém 227 toneladas de carbono e fica exposta em todas as paredes e tetos.
Além de inúmeras estratégias passivas para redução de energia, outros recursos de economia são introduzidos como painéis fotovoltaicos, ventilação de recuperação de calor em toda a casa e vidros de controle solar de alto desempenho, todos configurados em um envoltório hermético. Grandes espaços com iluminação natural são complementados por uma paleta limitada de materiais para minimizar a confusão visual e criar uma atmosfera calma, tátil e confortável. Na estrutura CLT, delicados elementos de carpintaria em abeto se acumulam para criar espaços cheios de calor e domesticidade.
Pedras vermelhas e mosaicos de ladrilho pontuam esses espaços de madeira, revestindo os banheiros e corredores e conectando o interior e o exterior em um arranjo unificador. Técnicas de construção a seco são implantadas em todo o projeto, permitindo a fácil reciclagem ou reutilização de material no final da vida útil do edifício.